Monday, December 28, 2009

CEVAM: Ele é um anjo da guarda na vida das mulheres que sofreram violências


Elas chegam machucadas. Elas não querem nem falar. Estão acostumadas a calar. Mas é preciso ouvir. É preciso conhecer as histórias por traz dos ferimentos. É preciso conhecer as vozes que relatam as histórias. É preciso dar atenção a este triste relato de Brasil que a justiça teima em esquecer e a sociedade estranhamente já se acostumou. Todas as histórias relatadas no site do CEVAM são verídicas e as vozes que narram são protagonistas de um drama real, vivido por quer conta. Algumas histórias apenas passaram pelo CEVAM, outras ainda estão em nossos corredores, tentando acabar com o medo de viver. O CEVAM nasceu de uma iniciativa de sua fundadora Consuelo Nasser, que visava proteger e amparar mulheres vitimas de violência doméstica. Porém, com o passar do anos, a história mudou assim como a sociedade e a relação dela com a violência doméstica. Hoje, grande parte das ações desenvolvidas em nossa ONG são voltadas à recuperação de crianças agredidas, abusadas ou abandonadas por seus gestores. Assim sendo, o CEVAM – junto com o Juizado da Infância e da Juventude – desenvolveu uma forma de envolver a sociedade para a solução destes problemas: Através do Programa Anjo da Guarda. Com este programa, a sociedade poderá participar, apadrinhando uma criança do CEVAM, da forma que puder. Seja através de apoio financeiro à criança – incentivando a mesma nos passos escolares, comprando roupas ou brinquedos -, apoio profissional – oferecendo serviços como médicos e dentistas à esta criança - , ou até mesmo o apoio emocional – onde o “anjo da guarda” fica incumbido de passear com a criança nos finais de semana, férias ou qualquer outro momento, integralizando a mesma na sociedade e oferecendo um pouco de amor e carinho a ela. Os resultados deste programa são muito positivos, tanto para a criança quanto para quem apadrinha, pois entrar na vida de uma criança é uma bênção sem preço. Como toda ONG, o CEVAM é feito de propostas e projetos junto aos órgãos responsáveis pelas melhorias na qualidade de vida dessas mulheres, dentro da Instituição. Hoje, são mais de 80 mulheres e crianças que dependem das boas condições de vida que o CEVAM oferece para continuar a viver. Por isso seus projetos são tão importantes: eles representam uma chance de nova vida para inúmeros seres humanos que chegam desamparados ao Centro e saem com novas perspectivas, novas chances e esperanças de felicidade.
(Fonte - http://cevam.com.br/)

CEVAM - Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser
Diretora Responsável: Maria das Dôres Dolly Soares
Projeto: Atendimento a mulheres em situação de violência Goiânia/GO

Wednesday, December 2, 2009

Commit ▪ Act ▪ Demand: We CAN End Violence Against Women! (In English/Em Inglês)




Commit ▪ Act ▪ Demand: We CAN End Violence Against Women!

November 25 - December 10, 2009

Each year since 1991, tens of thousands of activists from every region of the world have taken part in the 16 Days of Activism Against Gender Violence Campaign. The campaign’s central messages – women’s rights are human rights and violence against women constitutes a violation of human rights – have been a rallying call of the women’s movement. Recognizing that violence against women affects people from every country, race, class, culture, and religion, the 16 Days Campaign provides an opportunity for activists to work together in solidarity and draw upon this period of heightened international attention to gain support for their local efforts.

Contact the Center for Women's Global Leadership to receive a free copy of the Take Action Kit for the 16 Days Campaign. The action kit includes:
* a campaign profile and a description of dates
* a list of participating organizations and countries
* a bibliography and resource list
* a list of suggested activities
* a current campaign announcement
* supplemental information relevant to this year's theme


Tuesday, December 1, 2009

Disque Denúncia Nacional de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes


Consolidação e Difusão do serviço Disque Denúncia Nacional de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes: de Petrobras

O objetivo do projeto é romper com os pactos de silêncio que encobrem as situações de violência. Esse rompimento é crucial para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Disque 100 é um serviço gratuito e de abrangência nacional por meio do qual o usuário pode fazer denúncias, obter informações sobre os Conselhos Tutelares e outros órgãos que compõem a rede de proteção. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização competentes, em nível municipal, estadual e federal, conforme competência e atribuições específicas, num prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade do denunciante.

O Disque Denúncia Nacional é um dos principais canais de ligação da população com o poder público, buscando, assim a garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os dados e indicadores gerados a partir da sistematização das denúncias formalizadas no Serviço são insumos para aprimorar o fluxo de encaminhamento das denúncias, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual - Laramara - e conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras por meio do Programa Petrobras Fome Zero. Uma das ações do programa, o Pate (Programa Avançado de Assistência e Tratamento a Pessoas Especiais), contribui para que as pessoas especiais possam exercer seus direitos fundamentais, concretizando o compromisso da Petrobras com a construção de uma sociedade inclusiva.

Estrutura de funcionamento 

Coordenação Geral: Programa Nacional de Combate à Violência Sexual contra crianças e adolescentes - SPDCA /SEDH-PR (Parceria Governo).

Central de Teleatendimento: Escuta; Registro da Denúncia; Escuta Especializada.

Central de Encaminhamento e Acompanhamento de Denúncias: Triagem; Encaminhamento; Acompanhamento.

Central de Análise e Tratamento de Dados: Análise de dados quantitativos; Elaboração de relatórios.

CECRIA: Gestão financeira e de recursos humanos; capacitação continuada; suporte psicológico; Assessoria técnica e supervisão a todas as fases de execução do projeto (Parceria Sociedade Civil).

Petrobras: Repassa recursos financeiros para as ações técnico-operacionais do Serviço Disque Denúncia -100; Aprova as bases referenciais do Projeto; Realiza assessoria e acompanha a execução técnica, física e financeira, participando da avaliação do projeto.

Monday, November 9, 2009

Diga NÃO! Unite to End Violence against Women



De Nanette Braun, Chefe de Comunicações, UNIFEM:

Dia 6 do novembro, no Quênia, UNIFEM Diretor Executivo Inés Alberdi lançado Diga NÃO - Unite to End Violence against Women. A iniciativa de advocacia está agora a viver www.saynotoviolence.org - e pronto para levantar urgentemente necessários recursos. Aqui está como: Como você sabe, diga não vai contar e mostrar ação pelo fim da violência contra as mulheres. Hoje, relojoeiro OMEGA anunciou um desafio E.U. concessão $ 50.000 para os primeiros 50.000 acções registadas em Diga NÃO! A bolsa vai para as organizações no terreno a trabalhar pelo fim da violência contra mulheres e meninas.
 
Como apoiante de longa data, sabemos que você vai nos ajudar a enfrentar este desafio. Realce suas próprias ações no Diga NÃO e incentivar os colegas, amigos e familiares para se envolver, também. Obrigado a todos vocês que já contribuiu com ótimas idéias para as pessoas iniciativas podem começar, suas sugestões são destaque no site e vai inspirar outros a agir.
 
Além disso, confira a nova marca Diga NÃO spot de vídeo e fotos do programa de hoje o lançamento no Quênia, onde Inés Alberdi visitou um hospital que oferece tratamento e assistência aos sobreviventes de violência sexual e uma escola onde as meninas aprendem sobre violência e formas de abordar ele, em: http://www.saynotoviolence.org.
       
Sabemos que com o seu apoio contínuo, dizer não - UNITE será um sucesso.

05.11.09 Aberto edital para financiamento de organização de mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade



Notícias de Unifem


Edital estabelece o financiamento de uma organização para apoio às ações de advocacy das redes e organizações de mulheres jovens e adultas da sociedade civil 


Brasília (Brasil) - O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia recebe, até 26 de novembro, projetos de organizações de mulheres e meninas negras, indígenas, lésbicas, prostitutas, mulheres e meninas vivendo com HIV/Aids.

Com recursos de US$ 22 mil do Fundo para Alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), o edital estabelece o financiamento de uma organização para apoio às ações de advocacy das redes e organizações de mulheres jovens e adultas da sociedade civil direcionadas às mulheres de grupos discriminados e/ou em situações de vulnerabilidade.

O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia tem por missão contribuir para a incorporação dos princípios de equidade de gênero e raça, transparência e inovação na gestão pública e o fortalecimento da participação social nas políticas de desenvolvimento humano. O programa é executado por seis agências da ONU – UNIFEM, UNICEF, UNFPA, ONU-HABITAT, PNUD e OIT –, em parceria com a SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) e Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial).

Os projetos devem ser enviados até 26 de novembro (12h – horário de Brasília) para o e-mail propostas.unifem@gmail.com, contendo no assunto “REDES Grupos DV – nome da rede”.


Mais informações no Termo de Referência

Leci Brandão e Hemila Guedes defendem o fim da violência contra as mulheres em vídeos no YouTube

De Unifem (15/10/2009 - 07:06)


Material será veiculado a partir da próxima semana em todo Brasil e está sendo distribuído para emissoras de televisão, salas de cinema, casas de espetáculo e espaços públicos que aderiram à campanha


Recife (Brasil) - Sensíveis à luta pelo fim da violência contra as mulheres, a cantora Leci Brandão e a atriz Hermila Guedes participam de dois VTs produzidos pelo SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia. Os vídeos fazem parte da campanha Democracia no mundo e em nossas vidas e convocam à sociedade para reconhecer e enfrentar as causas desta violência.

O material será veiculado a partir da próxima semana em todo Brasil e está sendo distribuído para emissoras de televisão, salas de cinema, casas de espetáculo e espaços públicos que aderiram à campanha, a exemplo de centros comerciais, e casas lotéricas do Recife. A proposta do SOS Corpo é popularizar a exibição dos vídeos e assim ampliar a recepção dessa mensagem para um número expressivo da população brasileira.


Cantora Leci Brandão

Para Joana Santos, educadora do SOS Corpo, a disponibilização da imagem e da voz de pessoas como Hermila e Leci, não apenas pela doação do cachê, presta um serviço inestimável à causa. “Produzir este material em vídeo, com a participação de duas importantes mulheres permite que a campanha possa sensibilizar mais pessoas. Para que elas possam compreender que onde existe violência, seja qual for a sua forma, não pode existir democracia”.


Atriz Hemilia Guedes

Distribuição
A campanha Democracia no mundo e em nossas vidas foi lançada em junho desse ano e tem como objetivo reforçar o debate público pelo o fim da violência contra as mulheres em todas as suas formas e contextos.

Os VTs com Hermila e Leci estão disponíveis na Internet nos endereços abaixo e também podem ser solicitados diretamente ao SOS Corpo no formato específico para exibição em emissoras de TV e também em DVD pelo endereço eletrônico sos@soscorpo.org.br e pelo telefone (81) 3087-2086.

Tuesday, September 22, 2009

"Saving the World's Women: The Women's Crusade" article in New York Times (in English)


IN THE 19TH CENTURY, the paramount moral challenge was slavery. In the 20th century, it was totalitarianism. In this century, it is the brutality inflicted on so many women and girls around the globe: sex trafficking, acid attacks, bride burnings and mass rape.

Read the full article, based on their new bestseller book "Half the Sky: Turning Oppression Into Opportunity for Women Worldwide", by Nicholas D. Kristof and Sheryl WuDunn here. 

Friday, September 18, 2009

Pedofilia: perigo silencioso que ronda as nossas casas (de Globo)

Atendimento à Mulher / Assistance to Women

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres coloca a sua disposição uma relação de serviços de atendimento específicos para a Mulher.

Esses serviços são prestados pelo governo federal, pelos governos estaduais e municipais, além de diversas outras instituições da sociedade civil.

Para procure o serviço desejado no seu estado, clique aqui!

The Special Secretariat of Policies for Women puts at your disposal a list of specific care services for Women.

These services are provided by the federal government, state and local governments, and several other institutions of civil society.

To search for the desired service in your state, click here!

Tuesday, September 15, 2009

Para Quem Ligar no Brasil / Who to Call in Brazil

O seguinte é uma lista de organizações, governamentais e ONGs, que apoiam as mulheres e crianças que querem acabar com o sofrimento de abuso no Brasil.
Isto vai ser actualizada sempre que novos recursos estão disponíveis.


The following is a list of organizations, both governmental and NGO, that support women and children wanting to end their suffering from abuse in Brazil.

This will be updated as new resources are available.



ACRE

RAMH - Rede Acreana de Mulheres e Homens
Valmira Braga e Silva – coordenadora de projetos
Centro de Atendimento à mulheres vítimas de violência
Rio Branco/AC
(68) 224-8607 / 223-9599
redeac@uol.com.br


AMAPÁ

IMENA – Instituto de Mulheres Negras do Amapá
Maria das Dores do Rosario Almeida / Ranira dos Santos Pontes
Projeto: Mulher teu corpo a ti pertence
Macapá/AP
(96) 222-4385
imena@uol.com.br


BAHIA

CHAME – Centro Humanitário de Apoio à Mulher
Raquel Pólvora de Almeida
Salvador/BA
(71) 321-9166
ong@chame.org.br
http://www.chame.org.br

MUSA – Programa de Estudos em Gênero e Saúde
Estela Aquino – coordenadora executiva
Ieda Maria Barbosa R. Franco – coordenadora de projetos
Projeto: Capacitação de policiais das delegacias especializadas de atendimento às mulheres
Salvador/BA
(71) 247-1665
iedasalvador@globo.com


DISTRITO FEDERAL

AGENDE – Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento
Marlene Libardoni
Projeto: Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra à mulher
(61) 3273-3551
Brasília/DF
agende@agende.org.br
http://www.agende.org.br

ANIS – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero
Projeto: O Serviço Social e a Enfermagem Enfrentam a Violência Sexual Contra a Mulher
Brasília/DF
Debora Diniz / Fabiana Paranhos – diretoras
(61) 343-1731
anis@anis.org.br
http://www.anis.org.br

CECRIA – Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes
Vicente Falheiros – coordenador geral
Brasília/DF
(61) 274-6632 / 340-8708
Projeto: Pesquisa nacional e internacional sobre tráfico de mulheres, crianças e adolescentes
cecria@cecria.org.br
http://cecria.org.br

CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria
Iáris Ramalho Cortês (assessora técnica); Giane Boselli (assessora técnica); Myllena Calasans de Matos (assessora parlamentar); Camilla Valadares (assessora de comunicação)
Projetos: Direitos Humanos das Mulheres; Violência doméstica no Brasil; Ações de complementação para a construção de lei contra a violência doméstica no Brasil
Brasília/DF
(61) 224-1791
cfemea@cfemea.org.br
almira@cfemea.org.br
iaris@cfemea.org.br
http://www.cfemea.org.br


GOIÁS

Abrigo do Fim Social
(62) 3583-0186

Abrigo Pe. Luiz
(62) 3280-1031

Abrigo Santa Luzia
(62) 3256-5775

Abrigo Travessia
(62) 3242-7667 / 3242-3242 / 3242-7605

CEVAM - Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser
Rua SNF 02, Qd. 1 A, Lt. 1 a 4, 
CEP: 74063-450
Setor Norte Ferroviário

Goiânia/GO
(62) 3213-2233
cevam@cevam.com.br
http://www.cevam.com.br/

Coordenadora do abrigo Castelo dos Sonhos: Maria Cecília Machado
Coordenadora do projeto Atendimento ás mulheres em situação de violência: Maria das Dôres Dolly Soares

Clínica Bom Jesus
(62) 3202-3300

Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS)

CVV (Centro de Valorização da Vida): 141
Atendimento psicológico

DEAM - Delegacia Especial no Atendimento a Mulher
Rua 24, No. 203, Qd. 49, Lt. 27, Setor Central
Goiânia/GO
(62) 3201-1160 / 3201-1161 / 3201-2807

Delegacia de Proteção á Criança e ao Adolescente (DPCA-DICCA)
Av. Atílio Correia Lima, Viela, No 1.689, Setor Cidade Jardim
3201-1182 / 3201-1186

Grupo de Mulheres Negras – Malunga
Sonia C.Ferreira Silva – presidente
Projeto: Saúde das mulheres negras
Goiânia/GO
(62) 286-4896 / 9983-7110
malunga@persogo.com.br

Grupo Transas do Corpo
Eliane Gonçalves – coordenadora de projetos
Projeto: Ações educativas em gênero, saúde e sexualidade
Goiânia/GO
(62) 248-2365 / 248-1484
transas@transasdocorpo.org.br
comunica@transasdocorpo.org.br
http://www.transasdocorpo.org.br
 
Hospital Maternal Infantil
(62) 3291-4900
Tem assistência 24 hs

Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris
Vila Redenção

Hospital Wassili Chuck
(62) 3524-1860

SOS Criança
0800-621-177 / 3524-1856 / 3524-1859 / 3524-2399


PROERD
Um programa educativo preventivo de Policia Militar dirigido ás crianças visando o combate ás drogas e a violência, aplicado nas escolas.
(62) 3201-1699 / 3201-1633


MARANHÃO

AMAVI - Associação de Mães e Adolescentes da Vila Ildemar
Robstiana Amorim – Presidenta
Açailândia/MA
(99) 3538-2957
amavi02@hotmail.com.br
http://www.amavi.xpg.com.br

Grupo de Mulheres da Ilha
Ieda Batista – Coordenadora
Projeto: pesquisa e monitoramento sobre violência contra as mulheres
São Luis/MA
(98) 227-2727
Ieda-ma@yahoo.com.br


MINAS GERAIS

Associação Barbacenense de Proteção à Mulher – Pró-Mulher
Maria Guiomar - secretária
Centro- Barbacena/MG
(32) 3332-5715
mariaguiomar@barbacena.com.br

Centro de Apoio Renascer
Programa de Apoio a Mulher Vítima de Violência Doméstica
Edson Coimbra - coordenador
Renata Carvalho Silva - coordenadora técnica e psicóloga
Governador Valadares/MG
(33) 3212-0802
centrodeapoiorenascer@hotmail.com

MUSA– Mulher e Saúde – Centro de Referência de Educação em Saúde da Mulher
Rachel de Almeida Costa Andrade
Belo Horizonte/MG
(31) 3295-1667
musamulheresaude@uol.com.br
http://www.musa.org.br

SOS Ação Mulher Família de Uberlândia
Rua Johen Carneiro, 1454 – Bairro Lídice
Uberlândia/MG
sosmulherfamilia@centershop.com.br


PARAÍBA

Casa da Mulher Renasce Companheira
Jardim Veneza – João Pessoa/PB
Tel.: (83) 3262-7824 / 8802-8593 / 8804-0628
info@renascecompanheira.org.br
cmrc@renascecompanheira.org.br

Centro da Mulher 8 de Março/PB
Valquiria Alencar - Coordenadora Geral
Responsável pela casa-abrigo “Violeta Formiga”
Rua Duque de Caxias, nº 59, Edifício MCM CENTER, Salas 04 e 05
João Pessoa/PB
(83) 3241-8001
cm8mar@uol.com.br
cm8mar@terra.com.br

Cunhã – Coletivo Feminista
Luciana Cândido Barbosa
Projeto: Violência contra a mulher em cena, possibilidades para influir nas políticas públicas
JoãoPessoa/PB
(83) 3241-5916 / 3241-6595
cunhan@cunhanfeminista.org.br
http://www.cunhanfeminista.org.br

Liberta – Centro de Pesquisa , Comunicação e Educação para a Cidadania
Sonia Maria L.Santos – coordenadora executiva
João Pessoa/PB
(83) 243-7898
liberta@liberta.org.br


PERNAMBUCO

AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras
Silvia Camurça – secretária executiva
Projeto: Monitoramento da Violência contra à Mulher no Brasil
Recife/PE
(81) 3087-2060
amb@soscorpo.org.br
http://www.articulacaodemulheres.org.br

Cais do Parto
Suely Carvalho – presidenta de honra
Projeto: Parteiras Tradicionais Brasileiras: artífices da paz
Olinda/PE
(81) 3429-3204
cais@caisdoparto.org.br
http://www.caisdoparto.org.br

Central Disque-Denúncia Agreste
Alexandre Galindo
Atendimento telefônico a mulheres em situação de violência
Caruaru/PE
(81) 3719-4545
ddagreste@redeveloz.com.br

Central Disque-Denúncia PE
Leila Mualem
Atendimento telefônico a mulheres em situação de violência
Recife/PE
(81) 3421-9595
ddenunciape@uol.com.br

Centro Brasileiro da Criança e do Adolescente – Casa de Passagem
Cristina Mendonça – coordenadora
Projeto: Programa Passagem para a Vida
Recife/PE
(81) 3423-3839
cp@casadepassagem.org.br
http://casadepassagem.org.br

Centro das Mulheres do Cabo
Silvia Maria Cordeiro – coordenadora geral
Micheline Américo e Lucidalva Nascimento
Projeto: Programa de Direitos e Cidadania (inserido no projeto de prevenção e combate à violência doméstica)
Cabo de Santo Agostinho/PE
(81) 3524-9170
cmc@mulheresdocabo.org.br
http://www.mulheresdocabo.org.br

Coletivo Mulher Vida
Cecy H. Prestello – presidente
Projetos: Mulher cidadã; Viva menina adolescente; Criança Feliz
Olinda/PE
(81) 3432-3265 / 3431-5777
coletivo@mulhervida.com.br
http://mulhervida.com.br

Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero
Silvia Dantas – coordenadora geral
Projetos: A violência contra à mulher, como fator de vulnerabilidade ao HIV/Aids; e História de violência doméstica e violência sexual das mulheres
Recife/PE
(81) 3421-7670
gestos@elogica.com.br
http://www.gestospe.org.br

Graúna-Juventude Gênero, Arte e Desenvolvimento
Mônica Larangeira Jácome – coordenadora geral
Projeto: Temos direito de viver em paz
Recife/PE
(81) 3494-2986
grauna@trupegrauna.org.br

Instituto Papai
Benedito Medrado
Integra a coordenação da Campanha do Laço Branco
Recife/PE
(81) 3271-4804
papai@papai.org.br
http://www.papai.org.br

Loucas de Pedra Lilás
Ana Bosch / Gigi Bandler / Cristina Nascimento
Projeto: Fortalecer as redes de solidariedade contra violência doméstica e sexual
Olinda/PE
(81) 3421 5573
loucas@loucas.org.br
http://www.loucas.org.br

SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia
Ana Paula Portella / Verônica Ferreira / Carla Batista
Projeto: O cotidiano e vivência de direito (Observatório da violência contra à mulher no Estado de Pernambuco).
Recife/PE
(81) 3087.2086
anapaula@soscorpo.org.br
veronica@soscorpo.org.br
carla@soscorpo.org.br
http://www.soscorpo.org.br
http://www.soscorpo.org.br/observatorio/


RIO DE JANEIRO

ABIA – Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS / Rede Dawn
Angela Collet ou Sonia Corrêa
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2223-1040
angela@abiaids.org.br
scorrea@abiaids.org.br
http://www.abiaids.org.br

Associação de Mulheres Beth Lobo- Cidadania e Justiça
Maria Conceição dos Santos – presidente
Volta Redonda/RJ
(24) 9974-2358
m.conceicaosantos@ig.com.br

Casa Lilás - Centro de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar
Elza Silva Vieira – coordenadora geral (cel.: 21 7823-1906)
São João de Meriti/ RJ
Tel.: (21) 2756-5975
E-mail: casalilas@bol.com.br
Atendimento: 3ª a 6ª, das 14h às 16h30

CEMINA – Comunicação, Educação e Informação em Gênero
Madalena Guilhon – coordenadora de comunicação
Projetos na área de comunicação
Rio de Janeiro/RJ
(21) 262-1704 / 262-6454
cemina@cemina.org.br
http://www.cemina.org.br

Central Disque-Denúncia RJ
Simone Nunes
Projeto: DD Mulher (Disque-Defesa Mulher)
Rio de Janeiro/RJ.
(21) 2253-1177
nvd@disquedenuncia.org.br
http://www.disquedenuncia.org.br

Centro de Defesa da Vida
Orientação jurídica, cursos e oficinas de auto-estima para mulheres em situação de violência
Duque de Caxias/RJ
(21) 3774-3993

CEPIA – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação
Jacqueline Pitanguy – socióloga
Leila Linhares Barsted – advogada
Projeto: Programa Internacional em Direitos das Mulheres
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2558-6115 / 2205-2136
cepiasandra@cepia.org.br
mariaelvira@cepia.org.br
http://www.cepia.org.br

Criola
Lucia Xavier – coordenadora geral de projetos
Projeto: Orientação e apoio às mulheres vítimas de violência racista, sexista e homofóbica
Rio de Janeiro/RJ
(21) 518-6194 / 2518-7964
criola@alternex.com.br

Instituto Noos
Carlos Eduardo Zuma - psicólogo
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2579-2357
carloszuma@noos.org.br
noos@noos.org.br
administracao@noos.org.br
http://www.noos.org.br

Instituto Promundo
Verônica Barbosa – coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Comunicação
Projeto: Programa M (trabalho de empoderamento de mulheres jovens de comunidades de baixa renda)
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2544-3114
v.barbosa@promundo.org.br
promundo@promundo.org.br
http://www.promundo.org.br

Ipas Brasil
Leila Adesse – presidente
Projetos: Medidas e intervenções recomendadas para tratar do problema da violência contra a mulher (2001); Violência, gravidez indesejada e aborto
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2532-1939 / 2532-1930 / 2210-1870
ladesse@ipas.org.br
http://www.ipas.org.br/violencia.html

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Centro - São Gonçalo/RJ
(21) 2606-5003 / 8162-4071
mulheresmmsg@ig.com.br
http://www.movimentomulheressg.com.br

Observatório da Infância
Lauro Monteiro Filho – editor
Rio de Janeiro/RJ
http://www.observatoriodainfancia.com.br


RIO GRANDE DO NORTE

Coletivo Leila Diniz – Ações de Cidadania e Estudos Feministas
Analba Brazão Teixeira – coordenadora geral
Projeto: Ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Natal/RN
(84) 3201-9587
analba@coletivoleiladiniz.org.br
http://www.coletivoleiladiniz.org.br


RIO GRANDE DO SUL

ACMUN – Associação Cultural de Mulheres Negras
Elaine Oliveira Soares – coordenadora geral
Projeto: Observatório de Políticas Públicas de Gênero e Raça em Porto Alegre
Porto Alegre/RS
(51) 3212-6895
acmun@acmun.com.br
http://www.acmun.com.br

Associação Casa de Passagem do Vale
Silvia Cristina Feldens Wiehe – presidente
Casa-abrigo regional que abriga mulheres e filhos e atende o agressor
Vale do Taquari/RS
(51) 3748-6912
acpv@casadepassagemdovale.org.br
http://www.casadepassagemdovale.org.br

CECA - Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Asessoria
Maribel Lindenau - assessora de comunicação
Projeto: Tramando contra a violência de gênero
São Leopoldo/RS
(51) 3568-2548
ceca@ceca-rs.org
http://www.ceca-rs.org

Coletivo Feminino Plural
Télia Negrão – coordenadora geral
Projeto: Capacitação de agentes públicos na área de prevenção da violência de gênero
Porto Alegre/RS
(51) 3221-5298
femininoplural@pop.com.br
http://www.femininoplural.com.br

Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
Télia Negrão
Projeto: Violência e Saúde da Mulher
Porto Alegre/RS
(51) 3228-7908
redefeminista@redesaude.org.br
http://www.redesaude.org.br

Themis – Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero
Rúbia Abs da Cruz – coordenadora da Advocacia Feminista
Márcia Veiga – assessora de Comunicação
Projeto: Acesso à justiça e a prova nos crimes sexuais
Porto Alegre/RS
(51) 3212-0104
themis@themis.org.br
http://www.themis.org.br


SANTA CATARINA

Associação Casa da Mulher Catarina
Neusa Freire Dias – presidente do Conselho Deliberativo
Projeto: Monitoramento da violência contra a mulher em Santa Catarina
Florianópolis/SC
(48) 223-8010 / 223-1463
Neusa-dias@uol.com.br


SÃO PAULO

AMZOL – Associação de Mulheres da Zona Leste
Maria Aparecida de Lima – presidente
Dentro da Amzol funciona o Centro Maria Miguel, que atende mulheres vítimas de violência
São Paulo/SP
(11) 956-8393 / 6581-31 35
amzol@ig.com.br

ASBRAD – Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude
Dalila Eugênia Maranhão Dias Figueiredo – presidente
Projeto: Pacificando a família (trabalho com mediação familiar); atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, incluindo tráfico internacional de mulheres
Guarulhos/SP
(11) 6440-6421 / 6409-9518
asbradguarulhos@ig.com.br

Casa da Mulher Lilith
Marli Machado Martins – vice-presidente
São Paulo/SP
(11) 6917-3710
Projeto: Prevenção da saúde e assistência jurídica às mulheres vítimas de violência
casalilith@uol.com.br

Casa de Cultura da Mulher Negra
Alzira Rufino – coordenadora
Projeto: Ação contra a violência
Santos/SP
(13) 3877-9455
ccmnegra@uol.com.br
http://www.casadeculturadamulhernegra.org.br

Casa de Isabel
Centro de Apoio à Mulher, à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e Situação de Risco
Priscila Marques Alamiro – diretora
Projeto: Assistência jurídica e psicossocial a mulheres, crianças e adolescentes em situação de risco; desenvolve trabalho com o agressor
São Paulo/SP
(11) 6560-6043 - Depto. Jurídico (11) 6571-3034
casadeisabel@terra.com.br

Casa Sofia
Celina A. Simões Grigoleto – coordenadora geral
Projeto: Orientação jurídica, assistência social, atendimento individual e em grupo às mulheres vítimas de violência
(11) 5831-5387; para casos de violência: 0800-7703053
casasofia@uol.com.br

Católicas pelo Direito de Decidir – Brasil
Regina Soares – coordenadora de projetos
Projeto: Violência de Gênero na Igreja Católica
São Paulo/SP
(11) 3541-3476
cddbr@uol.com.br
http://www.catolicasonline.org.br

CCR – Comissão de Cidadania e Reprodução
Tânia Lago – coordenadora de programa
São Paulo/SP
Projeto: Violência sexual contra mulheres, criança e jovens
(11) 5574-0399
ccr@cebrap.org.br
http://www.ccr.org.br

CEERT – Centro de Estudos e Relações de Trabalho e Desigualdades
Hedio Silva Junior – diretor
Projeto: Questão racial e saúde das mulheres
São Paulo/SP
(11) 6978-8333
ceert@ceert.org.br
http://www.ceert.org.br

CEMICAMP - Centro de Pesquisas Materno-Infantis de Campinas
Projeto: Pesquisa a prevalência da violência de gênero, física e sexual, seus fatores e conseqüências
Campinas/SP
(19) 3289-2856 / 3289-3207
cemicamp@cemicamp.org.br
http://www.cemicamp.org.br

Central Disque-Denúncia Campinas
Vera Rosa
Atendimento telefônico a mulheres em situação de violência
Campinas/SP
(19) 3236-3040
ddcampinas@terra.com.br
http://www.disquedenunciacampinas.com.br

Centro de Integração Social das Mulheres
Ilza Souza Ribeiro – coordenadora geral
Projeto: Atende mulheres em situação de prostituição
São Paulo/SP
(11) 3209-4448

CES – Centro de Educação para a Saúde
Projeto: Masculinidade e Cidadania
Santo André/SP
(11) 4990-8029
cesabc@cesabc.org.br
http://www.cesabc.org.br

CEVAM – Centro Vergueiro de Atenção à Mulher
Maria Angélica da Silva Fidélis – coordenadora de projetos
Projeto: Construção de álbum sobre violência (moral, sexual e física) contra as mulheres
São Paulo/SP
(11) 5014-7800
angelica@cevam.org.br
http://cevam.org.br

CIM - Centro Informação Mulher
Encaminhamento de mulheres em situação de violência
São Paulo/SP
(11) 3256-0003
centroimulher@ig.com.br

CLADEM/Brasil – Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher
Silvia Pimentel – coordenadora
São Paulo/SP
(11) 5181-1636
cladem@uol.com.br
http://www.cladem.org/ (espanhol, português e inglês)

Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde – São Paulo
Simone Grilo Diniz – médica, coordenadora e pesquisadora
Projeto: 25 anos de luta contra violência às mulheres no Brasil – alcances e limites
Atendimento telefônico para mulheres e homens (inclusive agressores) sobre questões de sexualidade, saúde e violência.
São Paulo/SP
(11) 3034-2321 (Disque SOS) / 3812-8681 (secretaria CFSS)
cfssaude@uol.com.br
http://www.mulheres.org.br

Ecos – Comunicação em Sexualidade
Sandra Unbehaum
Projeto: Violência de gênero - o que pensam os nossos jovens
São Paulo/SP
(11) 3255-1238
ecos@ecos.org.br
http://www.ecos.org.br

Fala Preta – Organização de Mulheres Negras
Gláucia Matos – coordenadora de projetos
Projeto: Articulando redes de atendimento às mulheres vítimas de violência
São Paulo/SP
(11) 3277-4727
falapreta@falapreta.org.br
http://www.falapreta.org.br

Geledés – Instituto da Mulher Negra
Sonia Nascimento – diretora
Projeto: Assistência jurídica e psicossocial às mulheres em situação de violência
São Paulo/SP
(11) 3331-1592
gimnegr@uol.com.br
http://www.geledes.org.br

Instituto Socioambiental
Marta Azevedo
Programa Rio Negro
São Paulo/SP
(11) 3660-7949
martzev@socioambiental.org
http://www.socioambiental.org

Oficina dos Direitos da Mulher
Norma Kyriakos – coordenadora geral
Projeto: Atendimento e orientação jurídica/pessoal às mulheres
São Paulo/SP
(11) 3091-4180 / 3091-4110
oficinadosdireitosdamulher@enetmail.zzn.com

Pró-Mulher, Família e Cidadania
Célia Regina Zapparolli – presidente, advogada/mediadora
Projetos: PGE – Mediação de conflitos intrafamiliares
São Paulo/SP
(11) 3812-4888 / 3816-6592
contato@promulher.org.br
muszkat@uol.com.br
crzapparolli@uol.com.br
http://www.promulher.org.br

Rede Mulher de Educação
Maria José Lopes Souza ou Vera Vieira
São Paulo/SP
Projetos de capacitação em violência de gênero
(11) 3873-2803 / 9647-9497
rdmulher@redemulher.org.br
http://www.redemulher.org.br

Serviço à Mulher Marginalizada
Sueli M. do Nascimento (presidente) e Iolanda T. Ide (vice-presidente)
São Paulo/SP
(11) 3228-6097 / 3288-4955
Projeto: Combate ao tráfico de mulheres e meninas
smm@smm.org.br
http://www.smm.org.br SOF – Sempreviva Organização Feminista

Myriam Nobre – coordenadora de projetos
Projeto: Pesquisa sobre violência contra a mulher
São Paulo/SP
(11) 3819-3876
sof@sof.org.br
http://www.sof.org.br

SOS Ação Mulher e Família
Campinas/SP
(19) 3236-1516 / 3232-1544 / 3235-3901
sosmulher@sosmulher.org.br
http:// www.sosmulher.org.br

União de Mulheres de São Paulo
Maria Amélia de Almeida Teles – coordenadora de projetos
Projeto: Centro de orientação e formação de mulheres
São Paulo/SP
(11) 3106-2367 / 3283-4040
uniaomulher@uol.com.br


TOCANTINS

Casa da Mulher 8 de Março
ONG Encanto – Entidade Casa da Mulher no Tocantins
Bernadete Aparecida Ferreira – presidenta
Projeto: Formação e capacitação de lideranças comunitárias na área da violência
Palmas/TO
(63) 224-3645
casadamulher_to@yahoo.com.br
Bernadete_ap_ferreira@ibest.com.br